#Mais notícias #Mercado de trabalho

Quase 7 mil empregos criados em agosto no Pará; Construção é protagonista

Carteira de trabalho

No mês de agosto foram gerados 6.903 novos postos de trabalho no Pará, conforme divulgação feita na última segunda-feira (2) pelo Ministério do Trabalho através do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Tal levantamento traz informações de admissões e desligamentos no mercado de trabalho formal (vínculos regidos pela CLT).

As quase 7 mil vagas criadas no estado foram impulsionadas especialmente pelo comportamento notado no setor da Construção, responsável pelo saldo de 2.713 vagas. O segundo maior saldo do mês ficou com Serviços (1.594), seguido por Comércio (1.187), Indústria (1.179) e Agropecuária (230); como notado, todos os grandes setores admitiram mais do que fizeram desligamentos em agosto.

Adentrando o grande setor da Construção, nota-se que a área de obras e infraestruturas foi o grande destaque, especialmente no que diz respeito à construção de rodovias, ferrovias e obras urbanas, tendo este grupo obtido saldo de quase 1,8 mil vagas.

E nos municípios?

Já um olhar para o desempenho do mercado de trabalho formal entre os municípios, o destaque do mês de agosto ficou com a capital paraense, sendo criadas 937 vagas, com protagonismo de três dos cinco grandes setores: Construção, com saldo de 384 vagas; Comércio, com 364; Serviços, com 323. Os outros dois fecharam postos: Agropecuária (-11) e Indústria (-123).

Além de Belém, quatro outros municípios compõem a lista top 5 dos maiores geradores de emprego formal em agosto, são eles:

– Canaã dos Carajás: 839;

– Barcarena: 736;

– Marabá: 733;

– Castanhal: 537.

Já dentre os municípios que encerram vagas, os destaques foram: Marituba (-116), Salinópolis (-89) e Tailândia (-85).

No acumulado do ano, ou seja, no período de jan-ago, os três principais municípios do estado em termos de geração de emprego formal são: Belém (8.705), Canaã dos Carajás (5.081) e Parauapebas (3.683).

Ainda considerando o acumulado em 2023, o setor de destaque tem sido Construção, com mais de 15,5 mil vagas criadas em todo o estado.

1 Comment

  1. […] Quase 7 mil empregos criados em agosto no […]

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *