#Agro #Mais notícias

Pará assume a 2ª posição de efetivo bovino

efetivobovino

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na segunda quinzena de setembro os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal 2022. Tal levantamento disponibiliza informações estatísticas sobre efetivo dos rebanhos, produção de origem animal e outros. A pesquisa mostrou que o Pará assumiu a segunda colocação em ranking de efetivo bovino, com aproximadamente 24,8 milhões de cabeças.

O estado permaneceu por um bom tempo com o quinto maior efetivo de rebanho bovino do país, mas a taxa de crescimento passou a ser mais acelerada do que às observadas em outros estados, tanto que em 2019 assumiu a quarta colocação, que pertencia ao estado do Mato Grosso do Sul.

Com o efetivo em expansão, já em 2020 ultrapassou Minas Gerais, permanecendo na mesma colocação na pesquisa de 2021 divulgada pelo IBGE. Finalmente, em 2022, o estado superou Goiás e assumiu a segunda posição nacional. Como o efetivo do primeiro colocado (Mato Grosso) é expressivamente maior – são mais de 34,2 milhões de cabeças no estado –, o “desafio” do Pará no médio prazo será a manutenção no posto atual.

Embora em segundo colocado, o Pará possui o município com o maior efetivo bovino do país, que é São Félix do Xingu, localizado no sudeste paraense, com mais de 2,5 milhões de cabeças, o que representa mais de 10% do todo o rebanho do estado.

Ainda na lista dos 10 maiores efetivos do Brasil, outros municípios paraenses aparecem como destaques, são eles: Novo Repartimento (1,3 milhão), Marabá (1,3 milhão) e Altamira (1 milhão).

Já um recorte por mesorregião do estado, tem-se que, disparadamente, a Sudeste é a que concentra a maior parcela de efetivo bovino, com quase 66% do total do Pará, o que representa mais de 16 milhões de cabeças. O gráfico a seguir detalha sobre as outras regiões.

bovinomeso

 

 

 

 

 

 

 

 

Por sua vez, um olhar a partir da agregação por microrregião, tem-se que as cinco maiores em termos de efetivo de rebanho bovino são (em quantidade de cabeças):

– São Félix do Xingu: 4.145.863

– Altamira: 3.420.294

– Tucuruí: 2.646.098

– Redenção: 2.500.059

– Marabá: 1.860.000.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *