#Eleições #Mais recentes

2º turno em Parauapebas? Só com 4,8% a mais de eleitores

CapaEleitorParauapebas

Análises a partir dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que nas eleições municipais passadas (2020), o eleitorado do estado aumentou 6,5% em comparação ao observado em dezembro do ano anterior. Já nas eleições de 2016, a expansão foi menor, de 3,1%.

No cenário político estadual, um município em especial tem interesse na evolução do quantitativo do eleitorado local: Parauapebas.

As forças políticas do local estão na expectativa se o município vai atingir ou não mais de 200 mil eleitores, o que tornaria o segundo turno possível. No estado, somente em Belém, Ananindeua e Santarém podem ter segundo turno.

Conforme dados do TSE, atualmente (dez/23) são 190.907 eleitores aptos a votar em Parauapebas. Para ultrapassar a casa dos 200 mil eleitores, o eleitorado municipal terá que aumentar 4,8% em relação ao quantitativo atual.

O histórico da evolução recente do eleitorado em Parauapebas mostra que o desafio é grande:

– De dez/15 até as eleições em out/16, notou-se queda de quase 6% no efetivo de eleitores;

– De dez/19 até as eleições em out/20, o aumento foi de 1,9%.

 

Esses números das eleições anteriores reforçam as estimativas que fizemos sobre o comportamento do quantitativo do eleitorado de Parauapebas, que não deve ultrapassar os 200 mil eleitores.

A data limite para que o eleitor faça qualquer alteração no título de eleitor é 8 de maio. Certamente até lá os 4,8% podem ser alcançados, mas isso demandaria um esforço grande nos próximos pouco mais de 120 dias.

 

Não esqueça!

O prazo para regularizar pendências com a justiça eleitoral, assim como requerer primeira via do título e transferência de domicílio eleitoral é 8 de maio de 2024, e o eleitor pode fazer tudo isso sem sair de casa através do Título Net do Tribunal Superior Eleitoral.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *