#Agro #Mais notícias

Produção de leite no Pará foi de 578 milhões de litros em 2022

CapaProdLeite

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no mês passado os números da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) referente ao ano de 2022. E um dos itens divulgados é sobre a produção de origem animal, abordando leite, ovos de galinha e codorna, mel de abelha e outros.

Especificamente sobre a produção leiteira, os dados de 2022 da PPM mostram que no estado foram produzidos quase 580 milhões de litros de leite, o que representa um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior.

Um olhar na série histórica da produção de leite no estado evidencia certa estabilidade ao longo do tempo. Só para citar um exemplo, a produção em 2022 foi basicamente a mesma de 2016, e até menor do que a notada nos quatro anos seguintes, conforme detalhado no gráfico a seguir.

ProdLeitTexto

 

 

 

 

 

 

 

Como já publicado aqui, em 2022 o Pará assumiu o 2º lugar nacional no ranking de efetivo bovino, porém é apenas o 12º em termos de produção de leite.

Esse desempenho na produção leiteira é por conta da priorização no gado de corte e não no gado leiteiro. Um dado que mostra isso é o quantitativo de vacas ordenhadas, que em 2022 foi de 838 mil cabeças de um total de 24,7 milhões de bovinos.

Maiores produtores no estado

São Félix do Xingu possui o maior efetivo de rebanho bovino dentre todos os 5.570 municípios brasileiros. Em 2022, segundo a PPM, constavam na cidade do sudeste paraense aproximadamente 2,5 milhões de cabeças.

Porém, esse número exorbitante não reflete na produção de leite. Pelo contrário, São Félix do Xingu é apenas o 52º em ranking estadual de produção leiteira. O motivo, claro, é o foco no gado de corte.

O maior produtor de leite do estado em 2022 foi Eldorado dos Carajás, com 25,1 milhões de litros produzidos. Lembrando que o município possui apenas o 15º maior efetivo de rebanho bovino do estado, porém a 4ª maior quantidade de vacas ordenhadas (o que indica maior produtividade do que os três primeiros municípios desse ranking de vacas ordenhadas).

O segundo município da lista é Marabá, com quase 24 milhões de litros, seguido por Itupiranga (22,3 milhões de litros).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *