#Mais notícias #Preços

IPCA de outubro foi de -0,06% na RM de Belém

apaIPCAOut

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (10) os dados da inflação de outubro, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A inflação observada na região metropolitana (RM) de Belém no mês foi de -0,06%, a terceira menor do mês entre as 16 áreas abrangidas na pesquisa.

A média nacional, ou a inflação oficial do país em outubro, foi de 0,24%. Esse resultado foi influenciado principalmente pelo comportamento nos grupos de Transportes (especialmente pelo aumento nos preços da passagem aérea) e Alimentação e bebidas (destacando o aumento na alimentação no domicílio).

Voltando para a RM de Belém, dos nove grupos pesquisados pelo IBGE, três deles apresentarem variação negativa em outubro, com destaque para Habitação, que apresentou queda de 1,41%.

Dentro de Habitação, alguns itens foram marcados por quedas mais expressivas, como energia elétrica residencial (-3,13%) e gás de botijão (-1,19%).

O gráfico a seguir apresenta a variação mensal (outubro) e acumulada no ano (%) do IPCA na região metropolitana de Belém. Conforme observado, os dois grupos com maiores aumentos no ano até o momento são Transportes (10,33%) e Educação (8,56%). Por outro lado, Alimentação e bebidas é o único com queda de preços em 2023.

IPCAOutTexto

 

 

 

 

 

 

Levando em conta que o IPCA acumulado no ano da região metropolitana de Belém está em 3,92%, tem-se que cinco dos nove grupos pesquisados estão com preços acima da inflação da área.

A inflação acumulada da RM de Belém está acima da inflação média do país (3,75%) e é sétima maior dentre as 16 áreas pesquisadas pelo IBGE.

 

Um resumo do IPCA da RM de Belém:

– Outubro de 2023: -0,06%

– Setembro de 2023: 0,44%

– Acumulado do ano: 3,92%

– Acumulado nos últimos 12 meses: 5,11%

 

Nossa análise relativa ao IPCA de setembro você encontra aqui.

Sobre o IPCA

O índice tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos. Vale lembrar que embora existam dezenas de outros índices de preço, o IPCA é o índice oficial de inflação do Brasil.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *