#Mais notícias #Saúde

O Pará tem apenas 1,1 médico para cada mil habitantes

CapaMedico

Hoje (18) é celebrado o Dia do Médico, profissional tão essencial para a nossa sociedade, porém ainda escasso no estado do Pará.

Os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS, Ministério da Saúde) de agosto/23 apontam que ao total são 9.332 profissionais da área no estado. Considerando população estadual de 8,1 milhões de habitantes, tem-se uma taxa de 1,15 médico por cada mil habitantes no Pará, enquanto a nível nacional a taxa é de 2,5.

A taxa observada no Pará também é a pior dentre todos os estados do Norte, região que possui a menor taxa do país (1,4), distante do Sudeste (3,1), que detém a maior taxa.

Outro ponto a ser destacado é a concentração desses profissionais na capital do estado: em agosto/23 cerca de 4.180 médicos estavam lotados em Belém, o que corresponde a aproximadamente 45% do total*.

A maior parcela de médicos em Belém confere à cidade uma taxa de 3,2 médicos por mil/hab., enquanto no interior do estado o índice é de 0,8 médico por mil/hab.

Essa concentração em Belém gera algumas consequências, como a presença de determinadas especialidades apenas na capital ou em pouquíssimos municípios do interior, como o caso do médico cancerologista pediátrico, que só tem em Belém (7) e Santarém (1).

Outro dado interessante possível de extrair do DATASUS é que quase 20% dos médicos que atuam no Pará não atende no SUS. Mais ainda, determinadas especialidades são mais concentradas no atendimento particular, como o médico oftalmologista: dos 270 do estado, apenas 47% atendem no SUS.

Outro especialista também bastante demandado, o médico cardiologista, cerca de 37% deles não atendem no SUS.

Por fim, vale mencionar que o quantitativo de médicos no estado vem aumentando ao longo dos últimos anos. Em dezembro/2015, por exemplo, eram 6.350 profissionais no Pará; já em dezembro/2020, o total era 7.757.

De todo modo, fica evidente que a oferta de profissionais médicos precisa ser aumentada no estado.

Parabéns aos profissionais pelo Dia do Médico!

(*) Os dados do DATASUS não permitem verificar se e quantos desses médicos também atuam no interior do estado.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *